Controle das Emissões de Chaminés

Controle das Emissões de Chaminés

O monitoramento das emissões de chaminés e a análise da qualidade do ar são parte da proteção ambiental para garantir um ambiente saudável e livre de contaminações.

A emissão de gases proveniente de chaminés como ácidos, produtos químicos e matéria particulada apresenta um risco ambiental que deve ser monitorado e controlado. Por isto a amostragem e análise de emissões de gases atmosféricos de fontes estáticas, tais como chaminés de usinas, instalações fabris e incineradores de resíduos são importantíssimos.

Os especialistas em qualidade do ar coletam e analisam amostras da emissão para uma ampla variedade de poluentes, sendo todas as análises realizadas de acordo com os padrões internacionais e metodologias oficiais, tais como EPA e CETESB.
 
Todos os países industrializados e um crescente número de países em desenvolvimento, criaram normas que controlam e limitam a quantidade de emissões provenientes de suas indústrias. Devido ao aumento do compromisso da indústria com o meio ambiente e a legislação vigente tornou-se de crucial importância o monitoramento de suas emissões e a verificação de que cumprem as normas.

Principais gases poluentes lançados por chaminés

Os principais contaminantes lançados no ar por chaminés são os óxidos de enxofre, monóxido de carbono, hidrocarbonetos, os óxidos de nitrogênio e materiais particulados (pó, cinzas, etc).
 
As emissões podem vir de uma ampla variedade de processos químicos e industriais. O monóxido de carbono (CO) é lançado ao ar como resultado de processos industriais e a combustão incompleta da madeira. O óleo, o gás carbônico, o ácido sulfídrico (H2S) e o metilmercaptano (CH3SH), como resultado dos processosutilizados nas fábricas de papel.
 
São muitas e diferentes as técnicas analíticas que requerem o uso dos gases ou misturas especiais, como por exemplo, a cromatografia de gases, a espectroscopia e ICP, utilizados para monitorar e regular os níveis de emissão e os parâmetros de combustão para detectar contaminantes perigosos nas exaustões.